RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:
O conceito de Responsabilidade socioambiental, segundo o Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, é um compromisso permanente por parte dos empresários na adoção de uma postura e ações de mercado éticas, que contribuam para o desenvolvimento econômico de forma consoante com a qualidade de vida de seus clientes internos e externos.
A Responsabilidade socioambiental pode ser adotada por empresas públicas e privadas no objetivo de conciliar inclusão social
e conservação do meio ambiente. É uma ação que vem sendo planejada e
implementada com maios ênfase desde os anos 90, apesar do remoto
histórico do pensamento ecológico e lutas ambientalistas no mundo.
Produzir e distribuir seus produtos de forma global é uma das missões
da Responsabilidade socioambiental, o que aumenta a conscientização de
todos os envolvidos na empresa e sua responsabilidade perante a
sociedade no uso comum do meio ambiente. Busca conscientizar e propor
maneiras de produzir sem geram danos e riscos ao meio ambiente e à
estratégia de mercado da empresa.
É uma forma da empresa responder a cobrança de seus
consumidores/sociedade por produtos feitos de forma sustentável. Exige
que a empresa revise seu modo de produção e padrões de consumo. Dentre
as principais ações lida com projetos de reciclagem, saneamento
(incluindo o tratamento do esgoto industrial), reflorestamento, educação ambiental e coleta de lixo.
O conceito de Responsabilidade socioambiental deu seus primeiros
passos na Constituição de Weimar, que tratava da Função Social da
Propriedade. Em 1972, a ONU gerou a resolução 1721 do Conselho Econômico
e Social, e no ano seguinte, o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o
Meio Ambiente. Documento que serviram para ampliar os debates, projetos
e inclusão de medidas sustentáveis nas empresas.
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